Subscribe:

Pages

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Curso Formação pela Escola


CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA


O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE. Em nosso município essa formação vem acontecendo sistematicamente desde 2009, sendo que damos oportunidade de todos os interessados poderem realizar suas atividades no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), localizado na E.M. Juscelino K de Oliveira. A tutora responsável pela realização do curso no município é a supervisora Sandra Nunes de Oliveira Machado.

Veja outras fotos do Curso Formação pela Escola:
(Para visualizar em tamanho normal, é só clicar na imagem)



Curso de Educação Nutricional e Alimentação Saudável - ORSA


CURSO ORSA

A Prefeitura Municipal de Itararé, preocupada em oferecer cursos de capacitação em serviço aos educadores da rede, encerrou mais uma etapa da parceria com A Fundação Orsa, onde a nutricionista Carolina Issob, pode durante os meses de março, abril, maio e junho, em 12 encontros, formar os gestores das escolas municipais quanto ao Programa – Promoção da Alimentação Saudável e Atenção Nutricional nas Escolas, com o curso de Educação Nutricional e Alimentação Saudável. O curso teve além da teoria que reforçou o conhecimento sobre calorias, valor nutricional, obesidade infantil, desnutrição, aleitamento materno, entre outros, também contou com aulas práticas de aproveitamento integral dos alimentos, sendo que os gestores foram até a cozinha experimental do município e puderam exercitar seus conhecimentos na prática.

Temos certeza que este curso muito importante não só para ser aplicado em nossas escolas, mas como parâmetro de alimentação saudável para todos os participantes. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a nutricionista da Fundação Orsa Carolina Issob, que durante esses meses dispensou sua atenção a todos os participantes.

O curso continuará com o monitoramento do programa junto a essa turma, assim como pretendemos estende-lo a comunidade escolar.   

Veja outras fotos do Curso de Educação Nutricional e Alimentação Saudável:
(Para visualizar em tamanho normal, é só clicar na imagem)


I Pegada Ecológica

Alunos, Diretores, Estagiários, Equipe da CEAM na I Pegada Ecológica
PEGADA ECOLÓGICA
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a coordenadoria de Educação Ambiental, ligada a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo realizou o projeto “Pegada Ecológica”.Este programa atinge alunos da rede municipal de ensino de 5ª a 8ª séries e tem por objetivo a sensibilização dos jovens para o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Durante o projeto foram elaboradas 15 questões de múltipla escolha relacionados ao tema “Meio Ambiente”, que foram aplicadas aos alunos da 5ª. a 8ª série por um responsável nas EMs Adriano Queiroz Pimentel, Juracy Martins, Alice F.Braga , Eugênio Dias Tatit e Messias Sodré .A intenção foi a de selecionar seis alunos, independente da série para representar a escola na competição.
No dia 03 na sede da CEAM próximo a Barreira, aconteceu a competição, que contou com a participação de estagiários, professores, diretores, supervisores e os próprios alunos. Após receberem as instruções foi dado inicio ao Rali na “trilha do tapixingui”, onde os participantes tiveram que passar por 5 postos de comando, lugar em que o tempo era cronometrado e onde cada grupo deveria responder uma pergunta que dava direito a uma dica sobre o Enigma Final. As perguntas eram relacionadas aos 5 principais biomas brasileiros (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Mara das Araucárias e Campos Gerais.
Um dos momentos mais marcantes do Rali, foi sem dúvida o “Safári Fotográfico”, onde os alunos deveriam tirar fotos do que achassem interessante durante o percurso, e no final uma foto escolhida pelo grupo seria colocada em votação (levando em conta enquadramento, foco, iluminação, fundo e criatividade) . Nesta etapa quem levou a melhor foi a E.M. Alice Fonseca Braga.
Chegado o resultado final, o tempo foi fator determinante para definir a equipe vencedora, pois a diferença de pontuação de uma escola para outra era mínima. Sendo assim, quem subiu ao pódio em primeiro lugar foi a E.M. Eugênio que obteve a melhor pontuação na soma geral de todas as provas, seguida respectivamente pelas escolas Juracy Martins, Adriano Q. Pimentel, Alice Fonseca Braga e Messias Sodré que foram premiados pelas mãos das Supervisoras de Ensino.

Algumas Imagens da I Pegada Ecológica:

(Para visualizar em tamanho normal, é só clicar na imagem)








Para mais informações acessem o blog da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM):

Escolas Municipais de Itararé


O município conta com 27 escolas sendo:
  • 14 Escolas de Ensino Fundamental, 1ª a 4ª – (1º ao 5º ano), 5ª a 8ª (6º ao 9º ano)
  • 12 Escolas de Educação Infantil
  • 1 Centro Educacional de Apoio Multidisciplinar de Itararé(CEAMI)
Escolas Municipais
Nome da U.E
Modalidade de Ensino
E.M. Nossa Senhora de Fátima
Educação Infantil
E.M. Irene Amaral Tomass
Educação Infantil
E.M. Valéria Cristina Simões
Educação Infantil
E.M. Prof Maria de Lourdes S. Pimentel
Educação Infantil
E.M. Prof Rita de Cassia Juliano
Educação Infantil
E.M. Prof. Adelaide Barco Perusso
Educação Infantil
EM. Dr. Carlos de Lima Jr.
Educação Infantil
E.M. Dulce de Paula Carneiro
Educação Infantil
E.M Herminio dos Santos Lages
Educação Infantil
E.M. São Vicente de Paulo
Educação Infantil
E.M. Josélia Rocha de Moraes Ferreira
Educação Infantil
E.M. Dilermado Marques Camargo
Educação Infantil
E.M. Prof Caetano Carbone
Ensino Fundamental
E.M. Heitor Guimarães Côrtes
Ensino Fundamental
E.M. Pres. Juscelino Kubitschek Oliveira
Ensino Fundamental
E.M. Prof Maria Olivia de Mello
Ensino Fundamental
E.M. Rosemari Lopes Ferreira Biglia
Ensino Fundamental
E.M. Esther Carpinelli Ribas
Ensino Fundamental
E.M. Maria da Silveira Vasconcelos
Ensino Fundamental
E.M. Adriano Queiroz Pimentel
Ensino Fundamental
E.M. Prof. Juracy Martins
Ensino Fundamental
E.M. Pref. Eugênio Dias Tatit
Ensino Fundamental
E.M. Prof. Newton Marques
Ensino Fundamental
E.M. Prof Maria Jesus K. Camargo
Ensino Fundamental
E.M. Prof. Messias Sodré
Ensino Fundamental
E.M. Prof. Alice Fonseca Braga
Ensino Fundamental
Centro Educacional de Apoio Multidisciplinar (CEAMI)
Educação Especial

E também dispõe de:

  • Oficina Pedagógica com Assessores Técnicos Pedagógicos (ATPs).
  • Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (Localizado na E.M. Pres. Juscelino K. de Oliveira)
  • 14 Quadras Poli Esportivas e (14) Laboratórios de Informática nas unidades de Ensino Fundamental

Ações da Secretaria - SECET


AÇÕES DA SECRETARIA

A Secretaria da Educação do Município de Itararé sempre atenta ao exercício de formação continuada em serviço, investe em parcerias para desenvolver o aprimoramento de seus profissionais com a oferta de variados cursos. Considera também que estas ações vem reforçar a agenda dos HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), que ocorrem semanalmente em cada Unidade Escolar. Assim, existem ações desenvolvidas durante todo o ano letivo de forma a garantir a qualidade da educação na rede.

As ações em andamento 2011:
  • Curso Entre na Roda – Ensino Fundamental – Parceria Cenpec e Fundação VW
  • Curso Gestão para o Sucesso Escolar – Pós Graduação – Parceria Fundação Lemann – 390h
  • Curso Pro-Letramento – Língua Portuguesa e Matemática – 120h- Parceria MEC
  • Curso ProInfo – Parceria MEC – Inclusão Digital – 40h
  • Curso RCNEI - Capacitador Oficina Pedagógica Municipal
  • Curso Formação pela Escola – Parceria MEC/FNDE
  • Projeto Crer para Ver – Parcerias – Natura/Cenpec
  • Projeto Elektro nas Escolas – Parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Elektro de São - SP
  • Curso Educação para Sustentabilidade – Parceria Suzano Papel e Celulose
  • Curso Alimentação Saudável – Parceria Fundação Orsa
  • Programa Arte Cidadã – Parceria Via Gutenberg

Histórico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo - SECET

COMO TUDO COMEÇOU...


O processo de municipalização da Educação no Município de Itararé, iniciou em 1997, com a Secretaria Municipal de Educação assumindo as escolas de Educação Infantil transferidas da Secretaria de Assistência Social e sucessivamente foi se responsabilizando pelas escolas de Ensino Fundamental provenientes da Secretaria Estadual de Educação. Inicialmente com duas escolas. Dois anos depois, mais 9 escolas até totalizar 11 em 2.001 com aproximadamente 2.738 alunos. As escolas de 5ª a 8ª Séries foram incorporadas ao processo de municipalização a partir de 2001, com 3 escolas.


Hoje a rede municipal de ensino possui 27 escolas sendo 12  de Educação Infantil, 14 de Ensino Fundamental e 1 de Educação Especial, com mais de 8.000 alunos matriculados, segundo dados recentes de matrículas efetuadas.


A Secretaria Municipal de Educação, desenvolve projetos complementares ao currículo oficial, em parceria com órgãos públicos e privados. Sendo, com a Secretaria de Saúde: o Show Riso, Combate a Dengue, Atendimento Oftalmológico e de Fonoaudiologia; com a Secretaria de Assistência Social, o Bolsa Família; com a Secretaria Municipal de Agricultura, o programa de Micro Bacias e Merenda Escolar; com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais a Alfabetização de Jovens e Adultos.